Já são 90 anos de vida, desde o longínquo ano de 1910, quando o futebol no Brasil ainda estava na infância. Foi nesse ano que surgiu o Sport Club Corinthians Paulista, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Esse clube, hoje em dia, tem uma das maiores torcidas dentro do Brasil. Quem nunca ouviu falar no Corinthians? São milhões de apaixonados pelas cores preta e branca espalhados pelos quatro cantos do país. Sua capital? A cidade de São Paulo, a principal metrópole da nação. Hoje, o clube fica no bairro do Tatuapé, bairro de classe média paulistana. Mas não foi lá que ele nasceu, e sim no bairro do Bom Retiro, região central da cidade. Atualmente um bairro comercial, em 1910 o Bom Retiro era uma área operária, onde milhares moravam e trabalhavam na São Paulo industrial do começo do século XX
A torcida corintiana hoje é composta por milhões de pessoas, sendo a segunda maior do Brasil. Todos já ouvimos falar do fanatismo desses torcedores, conhecidos como fiéis ao seu clube do coração. Os primeiros membros da torcida alvinegra com certeza eram do bairro do Bom Retiro, e, foram estes que ajudaram a construir essa grande "nação" chamada Corinthians. Essa massa sempre teve fortes relações com o clube desde os tempos de várzea, e o clube sempre ofereceu-se como uma forma de lazer aos seus torcedores. Por exemplo, na compra da primeira bola do time se passou uma lista por todo o bairro, para quem quisesse dar algum dinheiro com a intenção de ajudar o novo clube, e, como sabemos e vemos hoje, muitos ajudaram. Além disso, muitos dos primeiros sócios não tinham, às vezes, dinheiro para pagar a mensalidade do clube, devido à sua situação financeira , mas sempre se dava um jeito de acertar as contas. O clube, como consta em sua ata, oferecia aos seus sócios pic-nics, saraus e se propiciava à organizar matchs(partidas) para divertir os seus torcedores e sócios com a prática do futebol.
A origem do nome vem de um time de estudantes ingleses que passara por São Paulo e Rio de Janeiro para disputar amistosos e cujo nome era Corinthian Casuals Football Club, em homenagem a cidade grega de Corinto. Em seus jogos no estádio do Velódromo (localizado na área do bairro da Consolação, mas já extinto) este time encantou muita gente pelo bom jogo apresentado. Não deixou inclusive de encantar aqueles cinco rapazes do Bom Retiro, que dias depois fundariam seu próprio clube. Inicialmente, o Corinthians não tinha um nome definido, mas várias sugestões diferenciadas: a primeira foi Santos Dumont, em homenagem ao criador do avião; a outra foi Carlos Gomes, em homenagem aos italianos do bairro, já que o maestro escrevia suas óperas em italiano.
AI ESTA UM PEDACINHO DESSA PAIXÃO CORINTHIANA \O/\O/\O/ VAI TIMÃOOOOOOOOO









Nenhum comentário:
Postar um comentário